Segue aqui um roteiro pra quem tem apenas 1 dia em Toronto. É muito complicado visitar tudo que a cidade oferece em apenas um dia. Mas caso você não tenha outra opção, essas dicas vão fazer você economizar bastante tempo, além de ver boa parte das atrações turísticas. Inclusive, esta é a opção que eu mais recomendo participar da nossa visita guiada em português (walking tour), que vai durar em torno de 4 horas, e ainda passar pela maioria dessas atrações – com outras dicas para o resto do dia. Caso prefira se virar sozinho (que também é ótimo!), confira:
MANHÃ
Harbourfront Centre
Comece o dia com um café no Boxcar Social, no Harbourfront Centre, à beira do Lago Ontario. É uma centro cultural a céu aberto, com duas praças, uma de frente para o Lago Ontário, e para o outro lado a vista da CN Tower, onde você tirar fotos como essa abaixo. Nessa região da promenade, não deixe de passar na barraquinha de Beaver Tail, um doce canadense inspirado na cauda de castor, uma massinha gostosa com cobertura (banana com canela, nutella, etc).

CN Tower
Dali é um pulo de dez minutos a pé até a CN Tower (pela rua Lower Simcoe Street) – não tem como errar pois você vê a torre de todos lugares. Custa C$ 47,00 + taxas para subir, mas vale cada centavo, com vista da cidade inteira e um famoso piso transparente (que muita gente tem medo de andar sobre). Para os mais ousados, você pode ficar pendurado na beira da Torre pelo lado de fora, suspenso por equipamentos de bungee jump (C$225,00).
No andar acima, ainda tem o restaurante que gira 360 graus ao longo da refeição. Pode ser uma opção de almoço também. Veja o cardápio aqui.
Pelas redondezas: ao lado da CN Tower fica o Ripley’s Aquarium, o maior aquário do Canadá (leva umas duas horas uma tour completa) e o Roger Centre, estádio do time de beisebol dos Blue Jays. Se você gosta de esportes, saia da CN Tower pela Bremmer Boulevard e caminhe 10 minutos até a Scotiabank Arena, onde jogam os times de basquete (Toronto Raptors) e hóquei (Maple Leafs). Há várias estátuas dos jogadores de hóquei.

Union Station
Ao sair da CN Tower pela Front Street, caminhe 12 minutos até a Union Station, a principal estação de trem do Canadá, com belíssima arquitetura. (Caso visite a Scotiabank Arena, suba a York Street até a Union Station, na esquina da York com a Front Street).
Dica: em frente à Union Station está o hotel Fairmont Royal York, onde a Rainha Elizabeth tinha um andar inteiro só para ela (é possível entrar e visitar o lobby). O prédio dourado à direira do hotel é Royal Bank Plaza (e as suas janelas são realmente revestidas de ouro!).

Brookfield Place (Museu da Fama do Hóquei)
Da Union Station você dobra à esquerda na Bay Street, e quase na esquina (181 Bay Street), entre na Brookfield Place, uma galeria incrível projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava. Caminhe por toda galeria até o outro lado, e pegue a saída da Front Street. (O Museu da Fama do Hóquei no Gelo fica no andar de baixo, com acesso pela escada rolante. Tem uma estátua enorme de um jogador de hóquei (Gordie Howe) pra tirar umafoto ao lado).
Flatiron Building e Berczy Park
Ao sair da galeria pela Front Street, vire à esquerda e caminhe em direção ao Berczy Park, que ficou famoso pela fonte decorada com cachorrinhos. Imposível de perder de vista durante a caminhada. Na beira da praça é a parte de trás do “Flatiron”, e o seu famoso mural que parecem as janelas do prédio. Continue caminhando para a parte da frente do edifício, pois a frente dele é o Flatiron, ou seja, prédio em forma de ferro de passar (triangular).
ALMOÇO/LANCHE:
ST. Lawrence Market
A próxima parada deve ser o St. Lawrence, o mercadão de Toronto, também na Front Street. As opções não faltarão, de frutos do mar à comidas típicas de vários países. Mas a ideia mesmo é comer o sanduíche de peameal bacon da padaria Carousel (o lanche mais popular de Toronto). Não deixe de experimentar. Caso seja fã de queijo, tem mais de 600 variedades dentro do mercado. Atenção: não abre às segundas-feiras.
Dica: Cerca de 20 minutos a pé do Mercado fica o Distillery District – uma pequena vila de pedestres que costumava ser o epicentro de destilarias. Várias opções gastronômicas, uma loja de chocolate fabulosa, cervejaria, e locais para rechear o Instagram de boas fotos 🙂 Num roteiro de apenas 1 dia fica apertado, então sugiro pular ou pegar um táxi.

TARDE:
Catedral de St. James
Ao sair do Mercado de St. Lawrence, suba a Jarvis Street e dobre à esquerda na King Street. Em menos de dois minutos você verá o Parque St. James, e ao lado, a Catedral. É a paróquia anglicana mais antiga de Toronto, fundada em 1793 e prédio construído em 1843. É possível entrar e fazer a visitação gratuita (claro, é uma igreja!).
Dundas Yonge Square
Essa é a parte mais longa da caminhada. Continue da King Street, até a Yonge Street e dobre à direita e caminhe até a esquina com a Dundas Street. Ufa! Talvez você tenha ouvido falar mais de mil vezes, mas é a nossa mini Times Square. A diferença é que a Dundas é realmente uma praça! Outdoors gigantes, lojas, e muitos turistas. (Vale a pena visitar à noite pelas luzes de neon.)
Dica: o caminho mais curto é dobrar à direita na Victoria Street, uma rua antes da Yonge. Todavia, a Yonge Street é a maior rua comercial de Toronto e mais coisas pra ver.

Toronto Eaton Centre
Em frente à Dundas Square fica o maior shopping centre no centro de Toronto. Praticamente todas as lojas do universo existem. Caso queira bancar o descolado na moda local, passe na loja Roots e leve o famoso moleton estampado com o castor (a marca registrada da marca). Vale entrar no shopping pela beleza do teto em forma de catedral italiana.
A entrada é pela Dundas Street, mas saia do shopping pelas portas da Queen Street (são várias saídas). É lá que tem a famosa escultura com os gansos canadenses no teto. Na saída, dobre à direita e caminhe em direção à velha prefeitura de Toronto.
Old City Hall
Logo mais adiante na Queen Street estará o prédio da antiga prefeitura, outro marco histórico, e cartão postal da cidade pela arquitetura. (Existe uma enorme construção na área, mas a passagem de pedestres é bem sinalizada).
Nathan Phillips Square/ Toronto Sign
Atravessando a rua estará o famoso monumento com o letreiro de Toronto, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2015 e que nunca mais saiu. A única coisa difícil será conseguir tirar uma foto sozinho, sem algum outro turista junto 🙂
A fonte em frente ao letreiro é um ringue de patinação durante o inverno. Aquele prédio meio com cara de nave espacial da foto abaixo é o edifício da Prefeitura de Toronto.

Osgoode Hall
Caso queira desbravar um pouco mais, siga caminhando por trás do quiosque onde diz “Skates Rental” e você verá uma pracinha em homenagem aos povos indígenas do Canadá (com monumentos bem legais como uma canoa, e um iglu, entre outras).
E logo em frente disso, com acesso por um portão de ferro fica o Osgoode Hall, um casarão de dois andares do século 19 em plena downtown. O jardim é muito famoso e muita gente faz fotos de casamento por lá. A casa hoje em dia é sede da Suprema Corte e é possível entrar no prédio de forma gratuita, tirar fotos e tudo mais. Recomendo demais!
NOITE
King Street West
Do Osgoode Hall dobre à esquerda na University Avenue até a rua King Street. Esse é o chamado Entertainment District, com várias atrações noturnas. Na esquina King com Simcoe é o famoso Roy Thomsol Hall, sede da Orquestra Filarmônica. Mais adiante na King St. tem dois teatros famosos, o Prince of Wales e o Royal Alexandra, com vários musicais da Broadway.
JANTA
São várias opções de restaurantes nessa região:
- Elephant & Castle (estilo pub, com inúmeras cervejas artesanais)
- Lobster Burger Bar (uma hamburgueria focada em lagosta)
- Luma (fantástico restaurante, no andar de cima do TIFF – festival de cinema)
- Minami (comida japonesa estilo sofisticado)
- Cheffry’s Bistro (na lista 5 estrelas da Michelin com chefe renomado)
- Kost (no 44o andar de um hotel, excelente vista)
- PAI (o melhor tailandês em Toronto, e com preços em conta)
- Pizzaria Libretto (pizza fininha estil Napoletana)

Ou termine à noite mandando ver uma poutine. É a comida mais tradicional da culinária canadense, feito com batatas fritas, molho do suco da carne (gravy) e queijinho coalho. É comida de fast-food, mas é uma grande delícia. Disponível em quase todo pub, bar, ou cervejaria.
VAI FICAR MAIS DIAS EM TORONTO?
Confira o roteiro para 3 dias em Toronto;
Confira o roteiro para 5 dias em Toronto.
Confira a nossa walking tour e conheça a história desses locais!
ROTEIRO PERSONALIZADO
Quer incluir mais museus, gosta mais de esportes e eu não falei nada sobre esporte, prefere mais locais de compras, quer saber um local para um jantar romântico? Saiba como funciona um roteiro personalizado feito só para você 🙂
