Quantas vezes você já passou por um restaurante de “comidas típicas do Canadá”? A grande verdade é que comida, tipo feijoada, vatapá ou churrasco, a culinária do Canadá fica devendo. Claro que o país tem a sua culinária típica, só que nenhuma é propriamente uma refeição mais reforçada. Confira uma lista das comidas mais típicas do país.

Confira os pratos típicos do Canadá
Poutine
A poutine é o prato típico mais famoso do Canadá. É uma batata frita coberta com cubos de queijos coalhado (curds) e um molho à base do suco da carne (chamado gravy). Essa é a receita tradicional, em que você pode incluir adicionais como bacon, porco desfiado ou o que mais o local oferecer. Visualmente parece estranho, mas é muito bom.
Onde comer: a franquia Smoke’s Poutinerie e o food truck Nom Nom Nom.
Peameal bacon
Esse bacon é feito das costas do porco e não da barriga, como aquele bacon tradicional. É o lombo magro desossado, que é cortado, curado e enrolado na farinha. Uma preparação parecida com a do bife à milanesa, só que menos gordurosa. É um bacon mais grosso e totalmente diferente.
Onde comer: o clássico sanduíche na padaria Carousel (St. Lawrence Market)
Bagel
Pães em formato de rosquinha, que lembram um donut, feitos de farinha de trigo, fervidos em água e depois assados. Podem vir com ou sem gergelim. Tem em qualquer padaria (ou supermercado). Passe cream cheese que fica uma delícia.
Onde comer: Nos vários What a Bagel, e St. Urbains (no St. Lawrence Market)
Montreal smoked meat
Sanduíche de carne defumada, cortada em finas fatias e colocada em um pão caseiro. E faz diferença dizer que o “smoked meat” é de Montreal. Questão de credibilidade.É um prato típico daquela região do Canadá.
Onde: When the Pig Came Home ou quase todas as delicatessen.
Beaver Tail
Na verdade, é uma sobremesa, que é chamada assim devido ao formato de uma cauda de castor (beaver tail, em inglês). A massa é feita de farinha de trigo integral, esticada a mão, frita em óleo e passada no açúcar e na canela. Os sabores podem ser variados: Nutella, maçã com canela, chocolate, entre outros. Lembra uma mistura de massa de pastel com churros (faz sentido pra você?). :p
Onde comer: BeaverTails, uma das maiorias franquias do Canadá.
Maple Syrup
É xarope à base da folha de maple, aquela famosa folhinha da bandeira do Canadá. O processo de extração é difícil e demorado, então maple syrup 100% é caro (mas existem versões genéricas mais baratas). Canadense coloca maple syrup em tudo, até em coisas salgadas. Eu costumo comer com panqueca e bacon e acho sensacional. Já acostumei 🙂
Onde: experimente a panqueca (com maple syrup) do Starving Artist.
Timbits
É uma espécie de bolinho de chuva vendido no Tim Hortons, uma verdadeira febre. O gosto é de massa frita como o donut, só que em forma de bolinha. Custa C$ 2,10 um pacotinho de 10. Geralmente o pessoal pede junto ao café.
Onde: no Tim Hortons (e só lá, é uma marca registrada)
Bannock
Era um costume do século passado pela consistência, mas voltou a moda ultimamente. Espécie de pão feito em casa canadense, à base de farinha de trigo e água e fermento. É algo bem pesado, com sustância, da época dos indígenas.
Onde: no restaurante Bannock (nome original, hein?), como entrada.
Caesar
Um drink canadense feito de vodka, suco de tomate, molho tabasco e molho inglês. Geralmente vem com uma fatia de limão e salsinha. É tipo a opção de caipirinha deles, por assim dizer. A receita original é de Calgary.
Onde: quase qualquer bar de drinks. Tente o do Harlem.
