O canadense é meio bairrista e tem orgulho de consumir as coisas locais, em especial as marcas de roupas canadenses. Ao andar na rua rapidamente você nota algumas marcas que dificilmente enxerga em outros países além do Canadá. É quase uma marca registrada do país. Confira abaixo essa lista de dez marcas canadenses pra você ficar na moda.
DEZ MARCAS DE ROUPAS DO CANADÁ
Roots
Uma espécie de Gap do Canadá, a Roots foi fundada em Toronto nos anos 70. Essa é a marca descolada entre os jovens e nem-tão-jovens, principalmente por conta dos artigos de moletom, como os casacos com capuz e calças – sim, calça de moletom é uma grande moda em Toronto!
Herschel
Não tem mochila mais utilizada do que essa marca de Vancouver, com nome em homenagem a pequena cidade de Herschel – que é de onde os avós dos fundadores nasceram. Eu, por exemplo, tenho uma touca e carteira da marca, mas a grande sensação são as mochilas.
Lululemon
Impossível andar na cidade sem ver alguém usando a famosa marca que parece uma ferradura. No começo, em 1998, eram apenas calças de yoga, de spandex, bem coladas, mas agora empresa tem toda uma linha de roupas esportivas unisex. Inclusive desde 2022 a Lululemon se tornou a fornecedora oficial de material esportivo do Team Canadá nas Olimpíadas.
Sorel
A famosa marca do urso, a bota de inverno da Sorel é a mais utilizada pelo canadense. Esse modelo aí da foto inclusive é um dos mais vendidos do mundo. Apesar da Sorel ter sido fundada em Ontário, a partir dos anos 2000 ela foi comprada pela multinacional americana Columbia – mas tudo bem, a fábrica segue no Canadá. 😉
Canada Goose
Falando em artigos para inverno, nada supera a fama mundial da Canada Goose, fundada em Toronto em 1957. São mais conhecidos pelas jaquetas de inverno para baixíssimas temperaturas, que chegam a custar quase mil dólares. A companhia tem toda uma linha de coletes, toucas, luvas e outros acessórios. A marca sofre algumas críticas por usar pelo de coiote para produzir aquele famoso capuz das jaquetas árticas.
Arc’teryx
Concorrente direta da americana North Face no ramo de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre, como jaquetas, capas de chuva, e outros acessórios. A jaqueta símbolo da marca é a Alpha SV, essa ali da fotografia abaixo. A qualidade do produto é tão grande que ele é utilizado como marca oficial do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
OVO
É a marca do megastar do rap Drake, um dos canadenses mais famosos dos últimos 15 anos. Com a visão de criar uma marca que refletisse seu estilo e expressão artística, ele fundou a OVO (October’s Very Own) para juntar suas duas paixões de longa data – música e moda. A marca apresenta roupas, calçados e acessórios, mas sem dúvida o ítem mais famoso é o moleton com o símbolo da coruja, que é a marca-registrada da companhia.
Aritzia
Fundada em Vancouver em 1984, a Aritzia é uma das mais modernas linhas de moda feminina do Canadá. A marca atua no mercado de luxo, com tecidos e materiais de alta qualidade, blazer estilosos, calças de couro, além de bolsas e acessórios altamente elaborados. A marca tem abocanhado o mercado inclusive de fast-fashions famosas como Zara e H&M.
Club Monaco
Também no segmento de roupas high-end, a Club Monaco é uma marca de roupas e acessórios para homens e mulheres. Fundada em Toronto em 1985 como começou como uma pequena loja na Queen Street West. A companhia é conhecido por seus estilos preto e branco simples e clássicos usando tecidos finos e alinhados. Foi comprada pela americana Ralph Lauren, mas ainda mantém a independência como marca própria.
Peace Collective
Fundada em 2014, em Toronto, a marca Peace Collective faz parte do grupo de caridade Peace Foundation, e cada compra feita é uma doação diretamente para um canadense necessitado. A marca registrada deles são os moletons com as frases Home is Toronto (Casa é Toronto) e Home is Canada (Casa é Canadá), inclusive para kids.
