Uma das primeiras coisas ao chegar na cidade é entender como funciona o transporte público em Toronto. Quem comanda tudo por aqui é a empresa pública TTC. Fique de olho no símbolo da foto, pois é o indicativo das estações de metrô, ponto de ônibus e street-car.

Qual o tipo de transporte em Toronto
Metrô:
São duas linhas: a Verde (que vai de leste a oeste) e Amarela (de norte a sul). Normalmente eles funcionam até a 1:50 da madrugada na maioria da estações – ou até mais tarde nos finais de semana. Domingos e feriados o metrô abre somente às 09:00 da manhã.
Ônibus:
Eles circulam nas ruas paralelas onde o metrô não passa (Bloor Street e Yonge Street não tem ônibus, só metrô). O serviço funciona durante toda a madrugada nas principais avenidas da cidade, inclusive nas próprias Bloor e Yonge, já que o metrô não opera na madrugada. O ônibus que vai ao até o aeroporto, por exemplo, funciona 24h.
Street-cars (bondinhos):
Circulam nas avenidas de leste a oeste ao sul da Bloor Street (College, Dundas, Queen e King, e ao norte, na St. Clair). Os únicos street-car norte-sul operam nas ruas Spadina e Bathurst. Não é preciso fazer sinal para ele parar no ponto, e o acesso é por qualquer porta. A maioria deles o serviço é 24h, mas com poucos horários na madrugada.
Quanto custa o transporte em Toronto
A passagem avulsa de metrô e ônibus custa C$ 3.35 (ou C$ 2.40 para idodos 65+). Esse tíquete vale por 2h em qualquer baldeação que você fizer (metrô, ônibus ou street car).
O passe diário custa C$ 13,50 e neste caso o acesso é ilimitado em todos transportes por 24h, basta você fazer a aproximação do cartão ao embarcar.
O passe mensal em Toronto custa C$ 156.00, carregado em um cartão chamado Presto, que custa C$ 6,00. Pode-se comprar esse cartão na máquina de qualquer estação do metrô, ou nas drogarias da Shoppers – que também faz recarga.
IMPORTANTE: o passe mensal NÃO VALE por 30 dias, mas até o último dia do mês. Então se você comprar na segunda semana do mês, já não vale tanto a pena.
O passe semanal foi descontinuado no final de 2018.
Como usar o transporte público em Toronto
Não é preciso fazer sinal para o veículo parar nos pontos.
Já para descer, sim, é preciso puxar a cordinha ou apertar o botão indicativo de “pare”(stop). As portas de trás dos ônibus não abrem sozinhas. É preciso empurrar a barra amarela quando o ônibus parar e acender uma luz verde que fica acima da porta.
Já nos bondinhos as portas abrem de forma automática. No metrô todas as portas abrem de forma automática.
Como comprar os bilhetes em Toronto
Existem três maneiras de fazer isso:
1.Depositar o valor total de C$ 3,35 direto numa urna de metal que fica ao lado das roletas do metrô ou então na entrada do ônibus – só lembrando que não existe troco.
PS: Então preste atenção: se voce pagar com moedas, na entrada do ônibus, ou da estação de metrô é preciso pegar um papelzinho chamado de transfer, que é a prova com o dia e o horário que embarcou – mas esse transfer só é necessário com a passagem avulsa.
2.Comprar a passagem avulsa no metrô nas máquinas de recarga. Nos bondinhos também tem máquinas de recarga – dá pra pagar com cartão ou dinheiro e moedas.
3. Com o cartão Presto. Nesse caso é preciso encostar o cartão toda vez que você entrar no ônibus ou bondinho e roletas do metrô. É como aqueles cartões do VT no Brasil. A vantagem do PRESTO é que você pode recarregar e a passagem tem desconto (de 5 centavos).
4. Desde 2023 é possível pagar o ônibus, bonde ou metrô com cartão de débito/crédito. Basta aproximar na maquininha na entrada do veículo. Essa passagem també válida por 2h, desde que voce aproxime com o mesmo cartão ao fazer a baldeaçao/transferência de transporte.
A fiscalização do transporte em Toronto não é severa, mas se aparecer o fiscal e você não pagou, a multa é pesada. Além daquela baita vergonha. Não seja essa pessoa.
Como funciona o transporte público em Toronto
A maior vantagem de pagar com cartão de débito ou o cartão PRESTO é que ele dá o direito de usar o sistema por duas horas seguidas, inclusive ida-e-volta. Ou seja, se você vai ao supermercado, faz a compra, e pega o transporte de volta em menos de duas horas, essa volta será de graça. Se você usa bastante transporte, é bem mais vantajoso comprar o cartão.
Qualidade do transporte público em Toronto
O metrô funciona muito bem e na hora do rush os trens passam a cada dois ou três minutos. Quando acontece atraso, geralmente é em função de algum incidente maior – muito volume de neve, uma pessoa que se jogou na via, e coisas desse tipo. O metrô é muito eficaz.
Na hora do rush os ônibus e metrôs ficam extremamente lotados. Às vezes o turista romantiza uma cidade de primeiro mundo, mas Toronto é uma cidade enorme.
Os ônibus são os que apresentam mais problemas com atrasos. Às vezes, acontece uma espera de mais de 15 minutos e passam dois (ou três!) ônibus da mesma linha, ao mesmo tempo. No inverno, que faz muito frio, esse tempo de espera é um problema. Existem vários apps de celular que informam o exato momento que o ônibus vai chegar ao ponto.
Já os bondinhos varia muito, mas às vezes eles podem ser bem lentos na hora do rush em vias movimentadas como a King ou Queen Street – os bondinhos dividem a via com os carros e o que acontece é que eles não podem fazer a ultrapassem no semáforo e ficam trancados.
Outros tipos de transporte
Uber e Lyft:
Uber funciona do mesmo jeito que no Brasil, com valores de acordo com a demanda (se chove fica mais caro). O preço do Uber é bem mais vantajoso comparado ao preço dos táxis.
Já o Lyft é o principal concorrente do Uber em Toronto. Como a maioria dos brasileiros não tem o app, vale a pena baixar porque ele geralmente dá desconto de 10% nas primeiras dez viagens para clientes novos. Muitas vezes o Lyft também é mais barato que Uber.
Se a distância não for muito longa (menos de 10 minutos), vale a pena pegar táxi. Principalmente durante o inverno na saídas de shows, jogos ou festas.
Andar a pé:
É um ótimo exercício e de graça. Se você gosta de caminhar, conheça uma de nossas visitas guiadas em Toronto. 🙂
DO AEROPORTO PARA TORONTO:
Ônibus:
O mais barato transporte do aeroporto de Toronto é pegar o ônibus 192 Rocket no terminal de desembarque. O ponto final do ônibus é a estação Kipling do metrô, onde você pode fazer a baldeação até a sua estação. Tudo isso vai custar uma passagem normal de C$ 3,35.
Vale a pena somente pra quem tiver com pouca bagagem.
UP Express:
Pra mim é a maneira mais econômica. O trem vai do aeroporto até a Union Station (estação principal no centro). Custa C$ 24,70 ida e volta. Tem várias outras opções, para grupos de 4 pessoas (C$ 32.50), ou 5 pessoas (C$ 40.00). E um passe família, pra quem tem crianças.
Esses bilhetes especiais (grupos, família, etc), só podem ser comprados online.
Táxi:
Isso é um negócio caro em Toronto. Do aeroporto para o centro da cidade vai custar no mínimo C$ 60,00. Alternativas como Uber e Lyft são um pouco mais econômicas.
