O que vestir no inverno canadense

Às vezes parece óbvio, mas muita gente não sabe o que vestir no inverno canadense. Aquele casaquinho reforçado do Brasil não resolve muita coisa em temperaturas que ficam bem abaixo de zero. E o problema maior nem é a neve, mas o clima seco e com vento, que endurece a pele e atinge em especial as extremidades, como boca, orelha, ponta dos dedos e o pescoço.

Então vamos lá.

Canada-Goose-store

Jaqueta/Casaco

Tem de ser uma bem reforçada e de preferência impermeável. As marcas mais famosas são a The North Face e a Columbia (dos EUA) e a Canada Goose. Outras marcas canadenses conhecidas são a Arc’terix, Sorel e Nobis. A ideia dessas jaquetas é essencialmente para andar na rua e não precisar vestir muita roupa por baixo, já que dentro dos locais, como restaurantes e shooping centers há calefação e fica bem quente.

Tem jaquetas que chegam a custar mais de 1 mil dólares, mas qualquer uma na faixa dos C$ 200,00 aos C$ 300,00 já será uma ótima aquisição. É possível, sim, encontrar ótimas opções que não seja de uma grande marca – eu tenho uma jaqueta da Oppenheimer que cumpre muito bem a proteção.

Onde comprar: a cooperativa MEC, na King Street, é o grande paraíso das roupas de inverno. Mas em qualquer shopping é possível encontrar lojas do tipo ou até de lojas específicas de marcas famosas como a Canada Goose.

parka_3gents1a

Camadas/Base Layers

Para usar por debaixo da calça é o que chamamos de “layers”. Aquela calça térmica bem apertada, também conhecida como ceroula (para os homens) ou long johns (como as dos surfistas), com modelos masculinos e femininos, como este daqui.  Alternativamente, paras mulheres, meia-calças mais grossas também costumam resolver. Não é um item indispensável e nem todo mundo usa, então depende se você sente mais frio nas pernas ou não.

Também pode-se usar layers na parte de cima, por baixo da blusa ou moletom. Mas também depende bastante do quanto “friorento” você é. Mas aqui fica a dica de quem não costumava usar: quando você passa a usar uma camada por baixo da calça, é um caminho sem volta. Fica bem mais quentinho, não existe nem comparação. Uma marca muito boa é a canadense Icebreaker, que não é barata, mas vai durar anos e anos.

Ao contrário do inverno do Brasil, em que você parece um boneco de pano, por aqui três peças de roupa costumam resolver:

  • uma boa layer por baixo
  • sua peça social (blusa, moletom, camisa, etc)
  • aquele casacão mais encorpado por cima.

long john

Luva, touca e cachecol

Esses itens não são opcionais.

Ponta dos dedos, orelha e pescoço é o que mais sofre no inverno canadense. Então é impossível você aguentar mais do que cinco minutos sem luva com temperaturas abaixo de zero. As luvas brasileiras geralmente não resolvem, então sempre recomendo comprar no Canadá. De preferência sensível ao touch-screen, assim você não precisa ficar tirando e botando toda vez que vai usar o telefone 😉

Quanto ao cachecol e a touca não tem mistério, praticamente qualquer um serve. Como alternativa à touca (que não é nada fashion) existe a opção de uma “orelheira”, que pode ser em forma de bandana (headband) ou do tipo que é usado como se fosse um fone de ouvido (ear muffs).

O importante é ficar quentinho.

gloves

Meias térmicas

Esqueça também aquelas do Brasil. O ideal mesmo são as meias térmicas especiais, que protegem o pé quando você fica na rua por mais tempo.

6501_Ladies_Polar_Heat_Sock_Marled

Botas de inverno

É indispensável nos dias que está nevando. Não tem outra alternativa. O que é bastante normal no Canadá é a pessoa trocar a bota pelo tênis ou sapato quando chega ao trabalho – muitas pessoas até já deixam no local de trabalho. As marcas mais famosas são a Timberland, a australiana Ugg (que muita gente acha brega) e a canadense Sorel, esta da foto abaixo que é disparado o modelo mais visto nas ruas. Mas as opções são intermináveis.

Winter Boots Review sorel

Agora se você quer praticar esportes de inverno, aí a história é outra. Vai precisar de calça impermeável, óculos, balaclava, entre outros ítens, que vou listar em um post específico. Até lá!

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close