As cervejas mais famosas do Canadá

Muita gente nos passeios da tour pergunta sobre as cervejas mais famosas do Canadá. Eu mesmo sempre tenho curiosidade de experimentar a cerveja local de onde visito, e com as cervejas canadenses não é diferente.

Entre as cervejas canadenses, as duas marcas mais vendidas no varejo são a Molson Canadian e a Labbat (com 80% de todo mercado), porém, as duas foram compradas por multinacionais estrangeiras – a Molson adquirida pela americana Coors, e a Labatt pelo grupo InBev, dono da Stella Artois, Budweiser, Corona e a brasileira Ambev.

Abaixo segue uma lista das mais famosas cervejas aqui do Canadá.

Não que sejam as melhores, mas as mais populares, que você encontra facilmente nos bares ou no LCBO, a loja do governo responsável pela venda de bebida alcóolica. Confira a lista.

AS MAIS POPULARES CERVEJAS DO CANADÁ

Molson Canadian

Essa é a cerveja mais popular – principalmente nos bares e mercados. O estilo dela é o “premium lager”, bem levinha tipo uma Brahma da vida. É também uma das cervejas mais baratas. Em geral os locais chamam ela apenas de Canadian (que significa “canadense”, em inglês), e não é muito comum dizer o nome todo, Molson Canadian.

Labbat Blue

Outra cerveja canadense que também parece com aquelas marcas brasileiras (como Brahma e Skol). Produzida em London, Ontário, o nome oficial é Labbatt Pilsner, mas o apelido blue era tão usado por causa do rótulo azul que o nome foi adotado pela marca. Curiosidade: a long neck dela é levemente menor (340ml) do que a Canadian (355ml).

Sleeman

A terceira grande cervejaria do Canadá, fácil de encontrar em quase qualquer bar, a Sleeman também foi adquirida por uma multinacional (a japonesa Sapporo). Ainda mais levinha do que a Molson e a Blue, a Sleeman fez fama pelas long-necks transparentes – mas que de perto tem um maple leaf no centro, a folha da bandeira do Canadá.

Moosehead

Atualmente, a Moosehead é a maior cervejaria independende do Canadá, e 100% canadense, de New Brunswick. É também a mais antiga do mercado, com mais de 150 anos. A Moosehead Lager é o carro-chefe da empresa, meio que uma versão canadense da Heineken.

Alexander Keith’s

Com produção na província da Nova Scotia, em Halifax, é a cerveja mais conhecida na família pale ale (IPA). Mais forte e encorpada, ela foi recentemente comprada pela Labatt para atingir o público premium, e que consome cerveja de alta fermentação. É de longe uma das melhores IPAs do Canadá. (Assim como a Moosehead, o logotipo da marca também é um alce, mas as cervejas são completamente diferentes).

Beau’s

A inconfundível marca da “cerveja do trator” é uma das melhores cervejas de produção de varejo. É uma cervejaria relativamente nova, de 2006, com fábrica na região de Ottawa. É mais facilmente encontrada nas torneiras de vários bares, mas também produzem em lata e long necks. Das opções mais “barateiras” do segmento, é sem dúvida a minha favorita.

Steam Whistle

Essa é uma cerveja aqui de Toronto mesmo. Eles oferecem um tour na fábrica, que fica apenas atravessando a rua de onde fica CN Tower e o aquário. Eles produzem a autêntica cerveja pilsen, somente com os 4 ingredientes naturais (água, malte, lúpulo e levedo), sem adição de arroz ou milho, como é o caso da Molson, Labatt e cervejas brasileiras. Vale a pena pelo sabor levinho e 100% pilsner.

Leia: as melhores microcervejarias em Toronto.

Mill St.

Outra cervejaria de Toronto, cuja a fábrica fica no Distillery District (que também funciona como um bar). O carro-chefe deles é a cerveja lager, ou seja, sem milho ou arroz na fermentação. Mas ao contrário da Steam Whistle, eles produzem cervejas de vários outros tipos.

Amsterdam

Assim como a Steam Whistle e a Mill St., essa cerveja de Toronto também vende no varejo. A mais popular é 3 Speed, da latinha azul (lager), mas eles possuem oito estilo diferentes de cerveja. A cervejaria deles fica na beira do Lago Ontário e também vale a visita.

Leia: os melhores bares de esporte em Toronto

Creemore

Originalmente independente, foi comprada pela Molson/Coors para atender o mercado mais “premium”. A marca produz lager e pilsen autênticas (que são ótimas), além de uma versão IPA (mas que não é tão boa quanto a Alexander Keith, a concorrente direta).

Pilsner

Como o nome já diz é uma cerveja pilsen bem parecida com as do Brasil. Originalmente só era vendida na região de Saskatchewan, mas foi comprada pela Molson e virou algo nacional. É um daqueles casos que foi comprada mais pela nostalgia do que pelo gosto.

Muskoka

Essa cervejaria é 100% independente, da região de Ontário, com produção apenas na família pale ale. É a principal marca do varejo nessa categoria mais artesanal.

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close