A cidade subterrânea de Toronto

A cidade subterrânea de Toronto é uma das atrações que desperta mais curiosidade nos turistas. O PATH, como é o nome oficial, tem mais de 30 km de extensão, e abrange quase todo centro de Toronto. Ao todo ele passa por cinco estações de metrô, um terminal de trem, dois shoppings centers (incluindo o Toronto Eaton Centre), seis hotéis e 50 prédios. Além de pontos turísticos em Toronto, como o Hall da Fama do Hóquei e Air Canada Centre, e prédios famosos, como o Royal Building Plaza.

Ao mesmo tempo, na minha experiência de guia brasileiro em Toronto, as pessoas ficam um pouco decepcionadas. Muitas vezes, elas pensam que a cidade subterrânea de Toronto é uma espécie de túnel, até mesmo com casas lá dentro. Como se fosse a cidade do filme Mad Max – A Cúpula do trovão, ou algo assim. Na verdade, é um enorme shopping conectado um ao outro – está até no Guinness, como o maior complexo de compras debaixo da terra do mundo. Mas se você também achou que era algo mais futurista, posso garantir que não está sozinho. É bem comum.

PATH-12

A razão da existência do PATH é muito simples: o frio. A ideia sempre foi facilitar a vida dos pedestres nos meses de inverno. Bem no início, ele era mesmo um grande túnel sem muita coisa pra ver. Nos anos 70, com a cidade cada vez maior, ele foi se transformando nesse formato de centro de compras que é hoje. Atualmente, a cidade subterrânea de Toronto conta com quatro subsolos, em alguns locais.

O acesso ao PATH é feito sempre nos locais onde possui a sinalização mostrada na foto abaixo. Às vezes, você nem se dá conta, porque a interligação é quase instantânea (como nas estações Queen e Dundas, por exemplo, com o shopping). A sinalização melhorou nos últimos tempos, mas continua com problemas. É possível baixar o mapa através de um app, mas não é possível criar uma rota, com local de início e fim, como no Google Maps. Aliás, esse é outro problema: o PATH não aparece no Google Maps, então a rota sugerida sempre vai ser aquela pela parte externa.

path toronto

Isso tudo pra dizer que é fácil se perder. Até mesmo o maior conhecedor de Toronto já se perdeu lá, é até uma piada interna entre os locais aqui da cidade. Lembro que logo no início de um trabalho, no auge dos dias com -20 graus, eu caminhava uns 10 minutos pela rua, antes de descobrir que existia um trajeto melhor pelo PATH. Foi o melhor dia  da minha vida. 🙂

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close